Programação

NORMAS APRESENTAÇÃO ORAL

AOS COMUNICADORES – SESSÕES DE COMUNICAÇÕES

A) Serão dois dias de comunicações. A programação de cada eixo dependerá da quantidade de comunicações aceitas. Entretanto, o tempo de apresentação será de 15 minutos, restando 5 minutos para os debates. Essas comunicações podem ocorrer uma a uma, individualmente, ou em blocos com a participação de três comunicadores. Os blocos com 3 comunicadores totalizarão 45 minutos, restando 15 minutos para os debates (Estes tempos são sugeridos, já que os coordenadores dos eixos tem autonomia para definir).

B) Os horários das comunicações: das 8 horas às 13 horas do dia 25 e 26 de julho. O total de comunicações aceitas por eixo, no máximo, devem ser 20 propostas. Exceto o Eixo número 5.

C) Nos locais destinados aos Eixos (Salas), serão disponibilizadas, atas das comunicações bem como listas de presenças contendo o nome dos apresentadores e coordenadores.

D) A fim de manter a qualidade do COPENE, e existindo a real necessidade, poderá ocorrer a aglutinação de Eixos, situação previamente tratada entre os Coordenadores dos Eixos e a Comissão Organizadora do COPENE SUL.

E) Nas salas serão disponibilizados projetores e data show para as apresentações.


14h: Reunião de NEABIs
Abertura (24/07)
20 h. CONFERÊNCIA: Tema: Historicidade da lei 10639/03 e o papel do/a intelectual negro/a na educação  

  • Prof. Dra. Petronilha Beatriz G. Silva (UFSCAR)

(25/07)
8 às 12 Comunicações
13:30 às 15:30 Passeio Histórico por Pelotas
a) 16 às 18 horas
MESA: Trajetória da produção de conhecimento negra na Região Sul do Brasil e a pesquisa no âmbito das relações étnico-raciais  como potencializadora  para implementação da lei 10639/03

  • Prof. Dr. Paulino de Jesus  Francisco Cardoso (UDESC)
  • Prof. Roberto Santos (ULBRA)
  • Profa. Dra. Zélia Amador de Deus (UFPA)

b) 20 horas
DEBATES:
História e cultura africana e afro-brasileira: diálogo entre as fronteiras legais e pedagógicas  e   desafios frente as conquistas obtidas

  • Ms. Dora Bertúlio (AGU)
  • Profa. Beatriz Santos (CoordinadoraUnidad Temática por los Derechos de los Afrodescendientes Intendencia de Montevideo /UTDA - IM)
  • Prof. Dr. Jean Batista (FURG)

26/07
8 às 12 Comunicações
13:30 às 15:30 Oficinas
Correlato às oficinas: Encontro das Organizações Negras RS, SC, PR (articulada por CODENE RS)

16 às 18 horas:
PAINEL:  Lei 10639/03 para além das fronteiras da educação
Profa. Dra. Aline Cunha (UFRGS) -  Lutas em relação às questões de  gênero e especificidades da mulher negra;
Prof. Ms. Marcos Silva (NEN/SC)-  Luta para inserção no mercado de trabalho  através de um  reconhecimento identitário-político que a lei 10639/03 propicia;
Profa. Dra. Marta Messias - (Unipampa /Uruguaina)/  
Luta para colocar a arte negra (linguagens artísticas e corporais, elementos para além da performance) como instrumento/metodologias  políticas para além da escola;
Profa. Dra. Sonia Marques - (Unioeste)
Luta pela questão da regularização fundiária em territórios de quilombos;
20 h.
MESA:  História, cultura africana, identidades  e  diálogos fronteiriços: desafios de uma luta antirracista
Profa.  Dra. Dina Picotti  ( Directora Instituto de Pensamiento Latinoamericano y Directora del doctorado de Filosofía del mismo claustro)
Prof. Marcos Corizzo (Lic. Marcos Carri Coordinador de la cátedra Libre de Estudios Afroamericanos del Instituto de Culturas Aborigenes de Córdoba)
Profa. Ms. Terezinha Juraci Machado da Silva (UNA - Universidade Nacional de Asunción, Paraguay - Leitora do MRE, no Colégio Experimental Paraguay-Brasil )

22 horas: Festa de Encerramento