Notícias

Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros – NEABs da Região Sul

Realizado junto ao I COPENE SUL
Organização: Comissão Organizadora do I COPENE SUL
Coordenação Executiva: Prof. Paulo Silveira - UFSM
Data: 24 de Julho de 2013
Horário: das 14 as 18 horas
Local: Instituto Federal Sul – Pelotas
Introdução
Na atual conjuntura em que crescem os desafios dos lutadores sociais negros nas instituições de ensino superior, diante dos óbices institucionais e culturais enfrentados pelas políticas de ações afirmativas e na criação de espaços de pesquisa e extensão voltadas as dimensões teórico-metodológicas da educação para as relações étnico-raciais, acentua-se o papel dos NEABs como espaços fundamentais no âmbito acadêmico. Os dez anos da lei 10.639/03 traz a necessidade de refletirmos sobre as práticas educativas na rede básica e a formação dos futuros educadores, ações que colocam aos NEABs uma missão estratégica.
Neste cenário, torna-se fundamental a troca de experiências entre os diferentes NEABs, oriundas de contextos sociais, políticos e institucionais diversos, buscando-se quais orientações teórico-metodológicas podem potencializar sua ação. E de grande relevância é a dimensão organizativa, a qual implica em construir novas institucionalidades, onde o potencial agregador da ABPN assume papel importante, criando espaço permanente de produção coletiva, sendo os NEABs um dos elementos constituintes e promotores deste processo. Em relação dialética entre as Universidades e IFs com as comunidades negras, as escolas da rede básica, pode-se construir referenciais para uma educação voltada ao combate ao racismo e que confronte de forma critica as relações étnico-raciais.
No Espírito do I COPENE SUL, busca-se aproximar as dimensões do saber acadêmico e das manifestações da cultura afro-brasileira, os acadêmicos e os militantes da luta negra, assumindo-se um desafio integrador. Para tal compreensão, os NEABs devem assumir esta perspectiva integradora.
Objetivo Geral: Compartilhar experiências em relação à atuação dos NEABs frente aos desafios da Política de Ações Afirmativas nas Universidades Públicas e na implantação da lei 10.639/03;
Objetivos Específicos:
- Debater a atuação dos NEABs no atual contexto de implantação de Políticas de Ações Afirmativas;
- Resgatar a contribuição dos NEABs no âmbito da implantação da lei 10.639/03, apontando os desafios metodológicos e organizativos;
- Contribuir na construção de agenda de pesquisa no âmbito da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros;
- Debater as formas de organização que permitam uma melhor interação entre os NEABs, a ABPN e as demais organizações negras;

Programação:
14:00 -  Abertura – Apresentando os Objetivos do Evento
14:20 – Os desafios para os Neabs na atual conjuntura
Presidente da ABPN – Paulino Cardoso
Coordenação do Encontro de Neabs
15:00 – Trabalho em Grupo
16:00- Intervalo
16:15- Resgate do trabalho em grupo pelos relatores
16:35- debate sobre relatos
17:05- Espaço da ABPN – Informes e discussão dos próximos COPENEs sul e geral
18:00- Encerramento
Metodologia:
Busca-se estimular a participação de todos no debate dos dois eixos propostos, as ações afirmativas nas Universidades Públicas e a implantação da lei 10.639/03. Neste sentido, no espaço inicial busca-se realizar uma problematização dos temas em debate: o papel dos NEABs no atual momento histórico será abordado de uma perspectiva estratégica pelo presidente da ABPN, uma fala que trará ao debate a necessidade de novas institucionalidades, a relação com a entidade e a necessária agenda coletiva de trabalho. Representantes da comissão organizadora do encontro problematizarão de forma rápida os desafios em relação aos dois eixos propostos. Deste modo, este espaço inicial introduzirá a discussão, visando uma provocação aos grupos de trabalho.
Os grupos de trabalho deverão abordar os dois eixos propostos, organizando sua reflexão em torno da atuação dos NEABs em três pontos principais: ações importantes realizadas, os limites para sua atuação, os desafios metodológicos e organizativos a superar. Os grupos de trabalho serão organizados de acordo com o numero de participantes do encontro, sendo cada GT composto por no máximo dez componentes; cada GT terá um relator indicado pelos participantes e auxiliado por um componente da organização. Da produção dos GTs pretende-se retirar um conjunto de elementos que devem ser problematizados em espaços futuros, via debate on-line organizado pelo consórcio de NEABs e iniciativas em nível de ABPN.
No espaço final, objetiva-se aproximar a ABPN dos NEABs e debater os futuros COPENEs sul e geral, buscando apontar temáticas, metodologia e locais para estes eventos. Será construído um relatório a ser encaminhado a todas as instituições participantes do COPENE SUL.


EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA É TEMA DO I CONGRESSO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS DA REGIÃO SUL

Encontro discutirá ações desenvolvidas nos 10 anos da lei 10.639/03. Pelotas. Nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2013, acontece no IF-Sul Pelotas - Campus Praça Vinte de Setembro, o primeiro Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul. São 15 universidades e um IF dos três estados do sul do país, e movimentos de luta negra unindo forças para o debate sobre as políticas de promoção de uma educação antirracista.

Diáspora africana, Pós-abolição, Políticas de promoção de igualdade etnico-raciais, Mídia e Negritude, Religiosidades e Identidades negras... São muitas as temáticas que permeiam esse universo recente de pesquisa. Dos primeiros povos africanos escravizados até sua recente condição de libertos são 125 anos de liberdade em comparação a quase quatro séculos de escravidão. Ou seja, faz pouquissímo tempo que se abriu espaço dentro do saber acadêmico para a discussão dos problemas raciais no mundo.

Continue lendo (post completo)


Visita UNISINOS

No dia 06 de Junho de 2013 aconteceu na Universidade do Vale do Rio dos Sinos a apresentação do I COPENE SUL ao Grupo Articulador da Instituição, que se encontra mensalmente para discutir as ações relativas ao NEABI UNISINOS.  Estavam presentes os coordenadores das licenciaturas,  integrantes  do NEABI  e sua coordenadora, Profa. Dra. Adevanir Aparecida Pinheiro, Pe. José Ivo, Vice reitor da Unisinos  e Sr. Nestor Pilz, gerente  da  Ação Social. Nessa ocasião, a  apresentação do I COPENE SUL coincidiu com um debate acerca das Posturas Investigativas para a Educação das Relações Étnico-raciais, cujo mote foi a necessidade de salientar o protagonismo negro na emergência da temática, bem como a forma como novas epistemologias e metodologias se constroem a partir do reconhecimento de que a população negra, historicamente, tem forjado  um conhecimento que contribui nas diversas áreas do saber, conhecimento cuja abrangência possibilitou, apesar das condições socioeconômicas  desfavoráveis decorrentes de uma abolição “inconclusa”,  a sobrevivência a politicas branqueadoras e, na atualidade,  em diferentes espaços geográficos, que a população negra constitua mais da metade do contingente populacional brasileiro. Temáticas desta natureza e outros desafios investigativos estarão presentes no I congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul, a realizar-se em Pelotas, de 24 a 26 de Julho de 2013. Participe, inscreva-se!


Apresentação do I COPENE SUL EM PORTO ALEGRE

Na reunião do dia 17 de maio, na SMED PORTO ALEGRE, realizou-se a apresentação dp I COPENE SUL EM PORTO ALEGRE
Na oportunidade, estiveram presentes: - Dra. Georgina Helena L. Nunes (UFPEL) – Coord. Comiss. Organizadora do I COPENE SUL
- Dra. Maria da Graça Gomes Paiva – Secretária Adjunta da SMED Porto Alegre - Maria Cristina Chaves Garavelo – Diretora Pedagógica Adjunta da SMED Porto Alegre
- Alda Arruda Bisso – Chefe do Gabinete da Secretária de Educação de Porto Alegre
- Elisete Alves Moretto – Secretária Adjunta do Povo Negro – Secretaria de Direitos Humanos de Porto Alegre
- José Olmiro Oliveira Peres – Secretária Adjunto da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio
- Dra. Lúcia Regina Brito Pereira – Tesoureira ABPN e Professora RME Porto Alegre e Estado (
- Marilene Leal Pare – Professora UFRGS  e ABPN
- Adevanir Ap. Pinheiro – NEAB UNISINOS
- Elisabeth Santos Natel – NEAB UNISINOS
- Adail Sobral - Professor UCPEL
- Vera Lúcia Pereira de Leão – SMED Porto Alegre
- Maria E. de Mattos – SMED Porto Alegre – PIM/ PIA
- Kelly Rocha de Souza David – Comunidade Morada da Paz (Triunfo RS)
- Edianie Azevedo Bardoni – Vice Diretora EMEF Chapéu do Sol – Porto Alegre
- José Rivair Macedo – Antropólogo Repr. DEDS/ PRÓ Reirotia de Extensão da UFRGS
- Dra. Margarete M. Bakos – Prof. PUC/RS
- Micael Vier Beks – Assessoria de Comunicação da faculdade EST – São Leopoldo
- Lílian Conceição da Silva Pessoa – EST – São Leopoldo
- Virgínia Ferreira Boff – PUC – RS/ NEAB UDESC
- José Antônio Padilha dos Reis – IF RS – Campus Porto Alegre
- Eder Luis Farias – Ilê Oya Dirá Egunitá – ESCOOP
- Lute Lago – Editora Educadora Com. Materiais Didáticos Ltda. – SP
- Hiroxima de C. Blasina – EMEF Mário Quintana
- Vanderlei de Paula Gomes – Coord. Ped. Educação das Rel. Etnicorraciais SMED Porto Alegre
- Arilson dos Santos Gomes – Faculdades Porto Alegrense – FAPA
- Selenir Correa G. Kronbauer – Faculdades EST – São Leopoldo.